Percepções sobre a Natureza da Ciência em Textos de Divulgação Científica da Revista Ciência Hoje online

Natália de Paiva Diniz, Mikael Frank Rezende Junior

Resumo


Neste trabalho analisa-se quais percepções sobre a Natureza da Ciência são expressas em Textos de Divulgação Científica da revista Ciência Hoje online a fim de verificar o potencial desses materiais para o ensino de ciências. Foram selecionados artigos desta revista da área de química, física e ciências biológicas, no período de janeiro de 2014 a abril de 2016, totalizando nove textos analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Verificou-se que apesar de também apresentarem percepções que possam reforçar imagens deformadas da ciência, os textos podem ser utilizados como um recurso didático que auxilia na discussão e possível desmistificação de estereótipos, ao apresentar concepções que se aproximam de uma imagem mais adequada em relação à construção do conhecimento científico.

Palavras-chave


Percepções sobre ciência; Natureza da Ciência; Texto de Divulgação Científica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id4038

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Natália de Paiva Diniz, Mikael Frank Rezende Junior

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.