Caracteres Humanos Herdados utilizados no Ensino de Genética em Livros Didáticos

Cléia Rosani Baiotto, Élgion Lucio da Silva Loreto

Resumo


Caracteres hereditários humanos vêm sendo progressivamente incluídos na contextualização dos padrões de herança no Ensino Médio com o objetivo de aproximar o cotidiano do aluno, tornando o ensino mais interessante, motivador e significativo. Informações equivocadas, com erros, desvios e mesmo simplificações com relação ao padrão de herança desses caracteres podem comprometer o ensino e levar a um descrédito da informação científica. Este estudo teve por objetivo levantar e analisar a utilização desses caracteres como forma de contextualizar os padrões de herança nos livros didáticos referências para o Ensino Médio em Biologia (PNLEM/2012). Observa-se uma preferência em utilizar caracteres humanos externos e facilmente identificáveis. No entanto, diferentes equívocos são relatados na utilização desses caracteres, sendo que os que mais comprometem o ensino são os erros conceituais e os desvios com relação à descrição dos textos de referência, que podem comprometer o ensino em decorrência dos equívocos implícitos nessas simplificações, visto que esses traços podem ser facilmente observáveis em si mesmo e em seus familiares.


Palavras-chave


Traços Hereditários;Ensino de Genética;Contextualização; Caracteres Humanos

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id4095

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