O Discurso Matemático vigente em um Grupo de Escolas do Brasil e do México relativo ao tema Números Racionais

Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Ricardo Arnold Cantoral Uriza

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado cujo tema é o estudo dos Números Racionais na perspectiva da Teoria Socioepistemológica da Matemática Educativa (TSME). Como parte dessa investigação, foi realizado um estudo do ensino dos Racionais no Brasil e no México, envolvendo as orientações oficiais a respeito desse tema, os planejamentos de aula de um grupo de professores e a análise dos livros didáticos utilizados por eles. O foco da investigação foram os 6º e 7º  anos do Ensino Fundamental no Brasil, o 6º grau do Primário e o 1º grau do Secundário no México. Apresentamos, nesse trabalho, um panorama do sistema educativo entre os dois países. Os resultados apontam que, mesmo com realidades e propostas educacionais distintas, os conteúdos acerca dos Números Racionais e os períodos de ensino são semelhantes, o que evidencia um discurso matemático que perpassa as fronteiras físicas.


Palavras-chave


Números Racionais. Socioepistemologia. Sistemas Educacionais. Discurso Matemático Escolar

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id4113

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