Tecnologias da Informação e Comunicação e Tarefas Investigativas: possibilidades

Sandra Malta Barbosa

Resumo


Este artigo objetiva apresentar resultados de uma pesquisa que tem como uma das metas a investigação de uma possível utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, na prática em sala de aula. Além disso, essa pesquisa se propôs a analisar a relação entre os recursos de animação e a produção do conhecimento matemático, a partir da resolução de problemas e tarefas investigativas. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com professores da rede de Ensino Fundamental e Médio, do Estado do Paraná, na região de Londrina. Os dados foram coletados a partir do desenvolvimento das atividades postadas na plataforma Moodle. A análise dos dados sugere que a produção do conhecimento matemático, a partir da animação de figuras geométricas, ocorreu por meio de elaborações de conjecturas acerca da construção e conceitualização dos elementos geométricos. Essas conjecturas foram formuladas durante o processo de visualização, em que os alunos/professores puderam manipular os objetos matemáticos e, consequentemente, reformularam suas conjecturas. Tal processo é potencializado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, levando-se em consideração um coletivo pensante seres-humanos-com-mídias.


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Direitos autorais 2015 Sandra Malta Barbosa

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Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

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Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

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