Tecnologias da Informação e Comunicação e Tarefas Investigativas: possibilidades

Sandra Malta Barbosa

Resumo


Este artigo objetiva apresentar resultados de uma pesquisa que tem como uma das metas a investigação de uma possível utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, na prática em sala de aula. Além disso, essa pesquisa se propôs a analisar a relação entre os recursos de animação e a produção do conhecimento matemático, a partir da resolução de problemas e tarefas investigativas. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com professores da rede de Ensino Fundamental e Médio, do Estado do Paraná, na região de Londrina. Os dados foram coletados a partir do desenvolvimento das atividades postadas na plataforma Moodle. A análise dos dados sugere que a produção do conhecimento matemático, a partir da animação de figuras geométricas, ocorreu por meio de elaborações de conjecturas acerca da construção e conceitualização dos elementos geométricos. Essas conjecturas foram formuladas durante o processo de visualização, em que os alunos/professores puderam manipular os objetos matemáticos e, consequentemente, reformularam suas conjecturas. Tal processo é potencializado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, levando-se em consideração um coletivo pensante seres-humanos-com-mídias.


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eISSN: 2178-7727

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