Concepções dos Professores e Gestores sobre as Avaliações Externas da Região da 2ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer Bayer, José Ricardo Ledur

Resumo


A avaliação externa é um instrumento utilizado pelos órgãos governamentais para acompanhar o desenvolvimento e a evolução da educação das redes de ensino. Diante da comparação dos resultados ao longo dos anos, esses órgãos elaboram e implementam políticas públicas que visam melhorias nos índices de ensino, por meio de investimentos e da formação continuada aos professores para um trabalho de reelabore as práticas e qualifique o ensino. Este estudo apresenta as concepções dos professores e aos gestores sobre as avaliações externas da região da 2ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e aponta alguns caminhos referentes à utilização dessas avaliações no contexto educacional. A pesquisa foi realizada em 34 municípios do estado do Rio Grande do Sul, nas escolas de abrangência da 2ª Coordenadoria de Educação envolvendo a investigação em 76 escolas. Para a construção das análises e das discussões a respeito do tema investigado, foi respondido, pelas instituições de ensino, um questionário com 5 questões fechadas e 4 questões abertas com respostas orais (em forma de entrevista) ou escritas pelos professores. Os dados foram analisados por meio da abordagem metodológica quanti-qualitativa, que se justifica na medida em que utilizam as características de ambos os enfoques no estudo realizado.


Palavras-chave


Avaliação Externa; Concepções dos professores; Qualificação do ensino;

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id4124

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