Concepções dos Professores e Gestores sobre as Avaliações Externas da Região da 2ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
Resumo
A avaliação externa é um instrumento utilizado pelos órgãos governamentais para acompanhar o desenvolvimento e a evolução da educação das redes de ensino. Diante da comparação dos resultados ao longo dos anos, esses órgãos elaboram e implementam políticas públicas que visam melhorias nos índices de ensino, por meio de investimentos e da formação continuada aos professores para um trabalho de reelabore as práticas e qualifique o ensino. Este estudo apresenta as concepções dos professores e aos gestores sobre as avaliações externas da região da 2ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e aponta alguns caminhos referentes à utilização dessas avaliações no contexto educacional. A pesquisa foi realizada em 34 municípios do estado do Rio Grande do Sul, nas escolas de abrangência da 2ª Coordenadoria de Educação envolvendo a investigação em 76 escolas. Para a construção das análises e das discussões a respeito do tema investigado, foi respondido, pelas instituições de ensino, um questionário com 5 questões fechadas e 4 questões abertas com respostas orais (em forma de entrevista) ou escritas pelos professores. Os dados foram analisados por meio da abordagem metodológica quanti-qualitativa, que se justifica na medida em que utilizam as características de ambos os enfoques no estudo realizado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id4124
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer Bayer, José Ricardo Ledur

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A1 na Capes(2019)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.