Contributions to Teacher Development in the Context of a Teacher Training Program

Valderez Marina do Rosário Lima, Marcia Zschornack Marlow Santos

Resumo


O presente artigo aborda a formação continuada de professores e apresentaos resultadosde uma pesquisa envolvendo 14 professores da rede pública de educação básica que atuam como supervisores no subprojeto de Biologia do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em sete Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (RS).This article discusses continuous teacher education and presents the results of research involving 14 teachers from the public basic education network, who act as supervisors in the Biology sub-project of the Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), which is a grant awarding scheme for trainee teachers, in 7 institutions of higher education in Rio Grande do Sul (RS). The objective of this study was Teve porobjetivoanalisar,a partir da percepção dos professores supervisores,as contribuições da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a sua formação docente continuada.to analyse, from the perspective of the supervising teachers, the effects of participation in the program (PIBID) on their continuous teacher training. A coleta de dados deu-sepor meio dequestionário anônimo eentrevistas semiestruturadas, queforam analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD).The data was collected using an anonymous questionnaire and semi-structured interviews, which was analysed by Discursive Textual Analysis (DTA). Como resultados da análise emergiram categorias que vislumbram um panorama motivador relacionadoàs positividades que o PIBIDpode oferecer à formação continuada de professores, especialmente no que se refere aos supervisores que atuam diretamente com o programa.Analysis of the results demonstrated emerging categories that provided a view of positive aspects of the relationship of  PIBID on the continuous formation of teachers, especially with regard to the supervisors who work directly with the program. Nos relatos dos professores, constatam-se mudanças importantes em sua prática evidenciandoa adoçãode novas perspectivassobre ensino e a integração de outras metodologias emsuas ações docentes.In the teachers’ reports, there are important changes in their practice evidencing the adoption of new perspectives on education and the integration of different methodologies in their teaching practices.


Palavras-chave


continuous teachers education; teaching practice ; PIBID Biology ; Discursive Textual Analysis.

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id4199

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Valderez Marina do Rosário Lima, Marcia Zschornack Marlow Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.