A Divulgação Científica do Tema ‘Água’: uma Análise de Livros Didáticos de Ciências
Resumo
A divulgação científica (DC) consiste em um recurso responsável por veicular os conhecimentos da ciência para um público em geral. Quando inserida em livros didáticos, é capaz de auxiliar os alunos a partir do incentivo à leitura e à interpretação. Com base na importância do tema ‘água’ e nas suas contribuições para o conhecimento a respeito da necessidade de preservação deste recurso, questionou-se que diferenças podem ser encontradas nos textos inseridos nos livros em relação às suas fontes originais (textos de DC). O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar a forma como foi realizada a reelaboração discursiva entre estes textos, investigando aspectos da linguagem e do grau de hibridez dos textos didáticos. Onze textos foram selecionados e retirados de três livros didáticos de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental. Concluiu-se que a maioria dos textos foram classificados como editados por manterem características da sua fonte original. Tais textos também apresentaram termos explicativos e informativos, além de metáforas e analogias, que podem auxiliar na compreensão de conceitos científicos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id4228
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Bruna Sarpa Miceli, Sheila Cristina Ribeiro Rego, Marcelo Borges Rocha

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática
Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)
Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:
- Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
- Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
- Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
- Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)
Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.
Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática
Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)
Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:
- Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
- Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
- Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
- Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)
Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.
Conceito A1 na Capes(2019)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.