La investigación en Didáctica de la Matemática y el diseño del currículo: una visión con el uso de la tecnología / A investigação em Didática da Matemática e a concepção de currículo: uma visão com o uso de tecnologia

Eugenio Carlos Rodríguez

Resumo


El presente trabajo expresa diversos criterios sobre los problemas actuales en lasinvestigaciones en Didáctica de la Matemática y en el diseño del currículo de Matemática,específi camente en carreras de ingeniería. Cuando se dice Didáctica de la Matemática se estárefi riendo a la Didáctica como la ciencia que estudia como objeto el proceso docente-educativodirigido a resolver la problemática que se le presenta a la escuela: la preparación del hombre parala vida, pero de un modo efi ciente y sistémico, particularmente cuando concreta su campo deacción a una disciplina determinada: la Matemática. No se está haciendo referencia a la prácticasocial asociada a la Matemática Educativa, conocida en la Europa continental como Didácticade la Matemática, como mencionan Cantoral y Farfán (2009). Se aborda el tema del uso de lastecnologías en el proceso de enseñanza-aprendizaje de esta disciplina, los cambios que se introducenen este proceso y la necesidad de realizar investigaciones que produzcan cambios importantes enlos enfoques y procedimientos asociados.

O presente trabalho expressa diversos critérios sobre os problemas atuais nas investigações emDidática da Matemática e sobre a concepção de currículo de Matemática, especifi camente em carreirasde Engenharia. Quando se diz Didática da Matemática, faz-se uma referência à Didática como a ciênciaque estuda, como objeto, o processo docente-educador no sentido de resolver a problemática que seapresenta à escola: a preparação do homem para a vida, mas de uma maneira efi ciente e sistemática,especialmente quando consolida seu campo de ação em uma determinada disciplina: a Matemática.Não se está fazendo referência à prática social associada à Educação Matemática, conhecida na Europacontinental como Didática da Matemática, de acordo com Cantoral e Farfan (2009). Aborda-se aquestão da utilização da tecnologia no processo ensino-aprendizagem desta disciplina, as mudançasque são introduzidas no processo e a necessidade de realizar investigações que produzam importantesmudanças nos enfoques e procedimentos adotados.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Eugenio Carlos Rodríguez

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.