La investigación en Didáctica de la Matemática y el diseño del currículo: una visión con el uso de la tecnología / A investigação em Didática da Matemática e a concepção de currículo: uma visão com o uso de tecnologia

Eugenio Carlos Rodríguez

Resumo


El presente trabajo expresa diversos criterios sobre los problemas actuales en lasinvestigaciones en Didáctica de la Matemática y en el diseño del currículo de Matemática,específi camente en carreras de ingeniería. Cuando se dice Didáctica de la Matemática se estárefi riendo a la Didáctica como la ciencia que estudia como objeto el proceso docente-educativodirigido a resolver la problemática que se le presenta a la escuela: la preparación del hombre parala vida, pero de un modo efi ciente y sistémico, particularmente cuando concreta su campo deacción a una disciplina determinada: la Matemática. No se está haciendo referencia a la prácticasocial asociada a la Matemática Educativa, conocida en la Europa continental como Didácticade la Matemática, como mencionan Cantoral y Farfán (2009). Se aborda el tema del uso de lastecnologías en el proceso de enseñanza-aprendizaje de esta disciplina, los cambios que se introducenen este proceso y la necesidad de realizar investigaciones que produzcan cambios importantes enlos enfoques y procedimientos asociados.

O presente trabalho expressa diversos critérios sobre os problemas atuais nas investigações emDidática da Matemática e sobre a concepção de currículo de Matemática, especifi camente em carreirasde Engenharia. Quando se diz Didática da Matemática, faz-se uma referência à Didática como a ciênciaque estuda, como objeto, o processo docente-educador no sentido de resolver a problemática que seapresenta à escola: a preparação do homem para a vida, mas de uma maneira efi ciente e sistemática,especialmente quando consolida seu campo de ação em uma determinada disciplina: a Matemática.Não se está fazendo referência à prática social associada à Educação Matemática, conhecida na Europacontinental como Didática da Matemática, de acordo com Cantoral e Farfan (2009). Aborda-se aquestão da utilização da tecnologia no processo ensino-aprendizagem desta disciplina, as mudançasque são introduzidas no processo e a necessidade de realizar investigações que produzam importantesmudanças nos enfoques e procedimentos adotados.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Eugenio Carlos Rodríguez

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.