Estudos sobre a Tríade Formação de Professores, Estágio Supervisionado e Relação Teoria-prática no Ensino de Química: construindo o estado da questão
Resumo
Este estudo apresenta um mapeamento das pesquisas brasileiras ao nível de Pós-Graduação stricto sensu defendidas entre 2013 a 2017. Logo, objetiva analisar as contribuições de dissertações e teses sobre a tríade formação de professores, estágio supervisionado e relação teoria e prática no ensino de Química. Trata-se de um estudo do tipo Estado da Questão (EQ) que busca evidenciar as contribuições de um determinado objeto de estudo para uma área específica do conhecimento. Assumindo esses aspectos, o EQ caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. Nesse viés, o levantamento foi efetuado no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES) e no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), porque são os principais repositórios das pesquisas brasileiras em nível de Pós-Graduação. Foram encontrados 11 trabalhos, entre dissertações e teses, relacionados aos descritores. Isso mostra que existem poucas pesquisas relacionadas aos descritores e embasa a relevância deste levantamento para a comunidade acadêmica. Além disso, demonstra a importância de realizar novas pesquisas para fortalecer a discussão sobre a formação de professores para o ensino de Química no âmbito da Pós-Graduação.
Palavras-chave
Formação Professores; Estágio Supervisionado; Ensino de Química; Estado da Questão.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4551
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Manuel Bandeira dos Santos Neto, Raphael Alves Feitosa
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.