Estudos sobre a Tríade Formação de Professores, Estágio Supervisionado e Relação Teoria-prática no Ensino de Química: construindo o estado da questão

Manuel Bandeira dos Santos Neto, Raphael Alves Feitosa

Resumo


Este estudo apresenta um mapeamento das pesquisas brasileiras ao nível de Pós-Graduação stricto sensu defendidas entre 2013 a 2017. Logo, objetiva analisar as contribuições de dissertações e teses sobre a tríade formação de professores, estágio supervisionado e relação teoria e prática no ensino de Química. Trata-se de um estudo do tipo Estado da Questão (EQ) que busca evidenciar as contribuições de um determinado objeto de estudo para uma área específica do conhecimento. Assumindo esses aspectos, o EQ caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. Nesse viés, o levantamento foi efetuado no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES) e no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), porque são os principais repositórios das pesquisas brasileiras em nível de Pós-Graduação. Foram encontrados 11 trabalhos, entre dissertações e teses, relacionados aos descritores. Isso mostra que existem poucas pesquisas relacionadas aos descritores e embasa a relevância deste levantamento para a comunidade acadêmica. Além disso, demonstra a importância de realizar novas pesquisas para fortalecer a discussão sobre a formação de professores para o ensino de Química no âmbito da Pós-Graduação.

Palavras-chave


Formação Professores; Estágio Supervisionado; Ensino de Química; Estado da Questão.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4551

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Manuel Bandeira dos Santos Neto, Raphael Alves Feitosa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.