Estudos sobre a Tríade Formação de Professores, Estágio Supervisionado e Relação Teoria-prática no Ensino de Química: construindo o estado da questão

Manuel Bandeira dos Santos Neto, Raphael Alves Feitosa

Resumo


Este estudo apresenta um mapeamento das pesquisas brasileiras ao nível de Pós-Graduação stricto sensu defendidas entre 2013 a 2017. Logo, objetiva analisar as contribuições de dissertações e teses sobre a tríade formação de professores, estágio supervisionado e relação teoria e prática no ensino de Química. Trata-se de um estudo do tipo Estado da Questão (EQ) que busca evidenciar as contribuições de um determinado objeto de estudo para uma área específica do conhecimento. Assumindo esses aspectos, o EQ caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. Nesse viés, o levantamento foi efetuado no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES) e no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), porque são os principais repositórios das pesquisas brasileiras em nível de Pós-Graduação. Foram encontrados 11 trabalhos, entre dissertações e teses, relacionados aos descritores. Isso mostra que existem poucas pesquisas relacionadas aos descritores e embasa a relevância deste levantamento para a comunidade acadêmica. Além disso, demonstra a importância de realizar novas pesquisas para fortalecer a discussão sobre a formação de professores para o ensino de Química no âmbito da Pós-Graduação.

Palavras-chave


Formação Professores; Estágio Supervisionado; Ensino de Química; Estado da Questão.

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4551

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