Investigating the Drivers and Mental Representations of the Private Interpretations of Students of Quantum Mechanics

Robson Trevisan, Agostinho Serrano

Resumo


This article aims to investigate the mental images and the drivers of physics graduates, both the acquired and the modified after the use of hypercultural and social mediations. The purpose of this paper is to analyze the interpretive frameworks and the modeling present in the process of understanding fundamental concepts of Quantum Mechanics. Therefore, we adopted the harmonization of two theoretical referentials, the Cognitive Networks Mediation Theory (CNMT), because of its treatment of the hypercultural mediation, and Mario Bunge's Scientific Modeling Theory, due to his perception of the construction of knowledge in a rational way through the interpretation of reality. The results were obtained after analyzing the pre-tests, post-tests and the depictive gestures obtained from the video images recorded during the post-test interviews. Our results indicate the predominance of a ‘classical realistic’ interpretation in the interpretation of the students, and we also observed divergences in the propositional and analogical representations expressed during the student’s explanation of the wave-particle duality as it happened in the virtual experiments.


Palavras-chave


Ensino de Física; Mecânica Quântica; Teoria da Mediação Cognitiva; Modelização Científica

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id4670

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Robson Trevisan, Agostinho Serrano

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.