O percurso formativo, a atuação e condições de trabalho de professores de ciências de duas regiões brasileiras / Personal academic history and working conditions of science teachers’ of two Brazilian regions

Paulo Sérgio Garcia, Vilmar Malacarne, Nelio Bizzo

Resumo


Os professores que hoje se dedicam ao ensino de ciências no Brasil vivenciaram os mais diversos percursos formativos adquirindo diferentes credenciais, ensejados pela legislaçãoeducacional dos últimos 50 anos. A formação inicial do professor, aliada ao conjunto de atribuiçõesque ele realiza na escola básica são dois, dentre outros fatores, que efetivamente afetam a qualidadedo ensino de ciências, bem como o desempenho dos alunos. Este estudo traz resultados de coletasde dados detalhados sobre a formação inicial e atuação profi ssional de 110 professores de duasregiões brasileiras: a cidade de São Caetano do Sul (SP) e municípios da região oeste do Paraná,dentre eles Cascavel (PR). Os dados mostraram professores com percursos formativos iniciais bemdiversifi cados, geralmente, marcados pela precariedade e pela fragmentação da formação, aliado aum quadro de atuação profi ssional com altas jornadas de atuação. As autoridades brasileiras precisamreconhecer este quadro a fi m de que reformas e inovações, que visam melhorar a qualidade doensino de ciências no Brasil, atinjam seus objetivos.

Science teachers currently working in Brazilian classrooms followed different teachereducation pathways and, subsequently, acquired different credentials due to changes in educationallaws governing teacher education over the last 50 years. The science teachers’ initial formationcoupled with the tasks they performed in the school are two factors, among others, that affectthe quality of science teaching and students’ performance. This study presents results of detailedinformation on science teachers’ initial formation and professional activities of 110 science teachersfrom two Brazilian regions: the city of Sao Caetano do Sul (SP); and, municipalities in westernParaná state, among them Cascavel (PR). The data showed the diversity of personal academic history, often marked by precariousness and fragmentation, together with a framework that showsteachers with high weekly workloads. Brazilian authorities need to recognize this situation sothat reforms and innovations aimed at improving the quality of science education in Brazil canachieve their goals.


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