Reflexões sobre epistemologia da ciência a partir de uma experiência com a literatura infantil / Refl ections about science’s epistemology an experience with literature infantile

Anna M. Canavarro Benite, Claudio R. Machado Benite, José Acrísio R. da S. de Morais Júnior

Resumo


Neste artigo são apresentadas refl exões sobre a epistemologia da ciência que podem ajudara superar o epistemicídio. Para tanto nos valemos de uma experiência com a literatura infantil: Olivro O frio pode ser quente?, de Jandira Masur. Como ponto de partida, foi possível distinguir ideias, permeadas na visualização das gravuras e na escrita deste, que remontam às visões deepistemólogos da ciência sobre a natureza do conhecimento científi co. Visões estas que nosincitam a rever nossos conceitos tradicionais do conhecimento, da ciência e da aprendizagem.Esta discussão conceitual representa uma solução democrática – racional e pluralista – aosproblemas da convivência, no processo civilizatório em curso. Assim, deveria estar inseridanos debates sobre a formação inicial e continuada de professores de ciências, como um dospressupostos para uma formação mais crítica e para a tentativa de superação do modelo tecnicistaainda predominante nessa área.

This article is presented refl ections on the epistemology of science that can help to overcomethe epistemicyd. For both us presents of an experiment with children’s literature: The book The coldmay be hot?, Jandira Masur. It was possible to distinguish ideas, permeated with viewing of picturesand in writing this, going back to the visions of epistemologists of science on the nature of scientifi cknowledge. These views that incite us to review our traditional concepts of knowledge, science andlearning. This conceptual discussion represents a democratic solution – rational and pluralistic – theproblems of coexistence in the civilizing process underway. Thus, should be included in discussions on the initial and continuous training of teachers of Science, as one of the prerequisites for a morecritical and training to overcome the model technicist still predominant in this area.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Anna M. Canavarro Benite, Claudio R. Machado Benite, José Acrísio R. da S. de Morais Júnior

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.