Reflexões sobre epistemologia da ciência a partir de uma experiência com a literatura infantil / Refl ections about science’s epistemology an experience with literature infantile

Anna M. Canavarro Benite, Claudio R. Machado Benite, José Acrísio R. da S. de Morais Júnior

Resumo


Neste artigo são apresentadas refl exões sobre a epistemologia da ciência que podem ajudara superar o epistemicídio. Para tanto nos valemos de uma experiência com a literatura infantil: Olivro O frio pode ser quente?, de Jandira Masur. Como ponto de partida, foi possível distinguir ideias, permeadas na visualização das gravuras e na escrita deste, que remontam às visões deepistemólogos da ciência sobre a natureza do conhecimento científi co. Visões estas que nosincitam a rever nossos conceitos tradicionais do conhecimento, da ciência e da aprendizagem.Esta discussão conceitual representa uma solução democrática – racional e pluralista – aosproblemas da convivência, no processo civilizatório em curso. Assim, deveria estar inseridanos debates sobre a formação inicial e continuada de professores de ciências, como um dospressupostos para uma formação mais crítica e para a tentativa de superação do modelo tecnicistaainda predominante nessa área.

This article is presented refl ections on the epistemology of science that can help to overcomethe epistemicyd. For both us presents of an experiment with children’s literature: The book The coldmay be hot?, Jandira Masur. It was possible to distinguish ideas, permeated with viewing of picturesand in writing this, going back to the visions of epistemologists of science on the nature of scientifi cknowledge. These views that incite us to review our traditional concepts of knowledge, science andlearning. This conceptual discussion represents a democratic solution – rational and pluralistic – theproblems of coexistence in the civilizing process underway. Thus, should be included in discussions on the initial and continuous training of teachers of Science, as one of the prerequisites for a morecritical and training to overcome the model technicist still predominant in this area.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Anna M. Canavarro Benite, Claudio R. Machado Benite, José Acrísio R. da S. de Morais Júnior

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.