Um estudo filosófico-histórico da ciência e da tecnologia sustentando a compreensão de educação científico-tecnológica/A historical-philosophical study on science and technology as a support for the understanding of scientific and technological education

Luciane Ferreira Mocrosky, Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Resumo


Neste texto expõem-se aspectos de um estudo histórico-filosófico que busca revisitar características da ciência moderna ocidental e da racionalidade inaugurada nessa era, visando ao
entendimento da ciência no mundo contemporâneo. O objetivo é contribuir para a compreensão de nossa situação como seres históricos, que herdamos um legado, mas, que, sobretudo, temos a condição de acolher meditativamente isso que nos foi enviado e avançar no esclarecimento sobre a educação da pessoa e atribuição de sentido para a vida em sociedade. O estudo é pautado na compreensão do pensamento de Hannah Arendt, sobre o projeto matemático da modernidade, no
de Heidegger, em se tratando da “questão” técnica e desta na ciência, estabelecendo, na medida do possível, um diálogo com Gilles Gaston-Granger, no tocante a uma tecnociência no mundo
atual.

In this paper we expose aspects of a historical-philosophical study in order to revisit characteristics of Modern-Western Science and the current inaugurated rationality, with the purpose
of coursing the understanding of science in the Contemporary World. The goal is to contribute to the comprehension of our situation as historical beings that inherited a legacy, to whom has been sent a condition that may be accepted, and that can go further in the understanding regarding to a person’s education and in the assignment of the meaning of life in society. For this discussion, we were supported by Hannah Arendt`s thoughts about the mathematical project of modernity, and in Heidegger, with respect to the science “issue” and technique, establishing, as far as possible, a dialogue with Gilles Gaston-Granger, regarding to a techno-science in the current world.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Luciane Ferreira Mocrosky, Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.