A criação da Inteligência Coletiva, de acordo com Pierre Lévy, em cursos de Educação a Distância / The creation of the collective intelligence, according to Pierre Lévy, in distance education

Tânia Baier, Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Resumo


Neste ensaio tomamos o significado de inteligência coletiva à luz da obra “A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço”, de Pierre Lévy (1999). Destacamos os espaços
antropológicos, a ação individual no coletivo e as possibilidades de atitudes colaborativas nos indivíduos que estão ligados a tecnologias realizando cursos de educação a distância e avançamos em termos de valores e objetivos educacionais que essas ideias permitem visualizar. Apresentamos reflexões a respeito de questões éticas que se colocam no cenário da construção da inteligência coletiva, quando são trabalhados aspectos da própria atitude colaborativa dos envolvidos em ações conjuntas, porém díspares e criativas, de modo a dar vazão à realização de valores significativos como o existir com, em que cada um marca sua presença, dispondo-se à cooperação, para manter a harmonia e o equilíbrio da vida do conjunto. Esses valores apontam para uma visão de educação
a distância, que apresentamos.

In this essay, we focus on the meaning of collective intelligence, following the book “The collective intelligence: on the anthropology of cyberspace” by Pierre Lévy (1999). We emphasize the anthropological spaces, the individual action in the collective and the possibilities of collaborative attitudes in individuals who are connected to technologies in distance education courses. We go forward in terms of values and educational goals on a prospective thought. We present reflections on ethical issues that arise in the scenario of the construction of collective intelligence, in which the aspects of the collaborative attitude of those involved in joint actions are worked out, disparate and creative though, in order to give vent to the achievement of significant figures as everyone mark his own presence, by forming cooperation, to maintain consistency and balance of the whole group. Those values point to a vision of distance education that we present here.


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Call for Papers: Practice and Specific knowledge for teaching mathematics in early childhood education

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M. Mar Liñán-García University of Seville and University College Cardenal Spínola-CEU (Spain)

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