Analysis of the Language of Scientific Divulgation Texts Related to Genetics Inserted in the Biology Textbook

Bruna Sarpa Miceli, Marcelo Borges Rocha

Resumo


The Scientific Divulgation texts (SD), when inserted in Biology textbooks, are capable to help to bring students closer to scientific knowledge, especially in relation to Genetics, which is still seen as a difficult discipline to understand and which is linked to ethical, social, political and cultural issues. In this way, it was questioned the aspects of the language when the SD texts are inserted in the Biology textbooks. Thus, the goals of this research was to analyze the language presented by SD texts related to Genetics present in the Biology textbooks. In this sense, 17 texts were selected from a collection of textbook and were analyzed based on the presence of metaphors, analogies, explanatory terms and conceptual errors. The results indicated that the most of the texts presented linguistic resources and that they were used with the intention to facilitate the student's understanding of this theme. It was concluded that maintaining these resources, we could contribute to bring the reader closer to knowledge about Science.

Palavras-chave


Scientific Divulgation; Genetics; Textbooks; Language

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss4id4960

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Bruna Sarpa Miceli, Marcelo Borges Rocha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.