A importância do conceito de Tecnologia Social no contexto da Etnomatemática / The importance of the Social Technology in the context of the Ethnomathematics

Geisa Zilli Shinkawa, Renata Cristina Geromel Meneghetti

Resumo


A Tecnologia Social (TS) apresenta-se como uma proposta alternativa à Tecnologia
Convencional e à Tecnologia Apropriada. O propósito deste artigo é discutir o conceito de tecnologia,em particular o de TS, e refletir sobre ele no contexto da Educação Matemática, sobretudo no contexto da Etnomatemática. A partir de pesquisa teórica bibliográfica, procuramos argumentar que no contexto da Educação Matemática a TS pode ser um elemento importante, principalmente no que se refere à caracterização da Etnomatemática de grupos culturais específicos. Isto é exemplificado com a utilização da TS por um Grupo de fabricação de sabão caseiro, no qual se evidencia sua
conexão com a Etnomatemática. Ressalta-se ainda que a TS aproxima-se da Etnomatemática, principalmente quando esta é proposta por seus membros como modos próprios do saber fazer inerente ao trabalho do cotidiano do grupo, ou como conhecimento produzido por eles.

Social Technology (TS) is an alternative proposal to Conventional Technology and Appropriate Technology. This paper discusses the concept of technology, particularly TS, and reflects on it in the context of Mathematics Education, particularly Ethnomathematics. From a bibliographic research, we argue that in the context of Mathematics Education TS can be an important element, especially with regard to the characterization of the Ethnomathematics of specific cultural groups. This is exemplified by the use of TS by a Group of homemade soap manufacturers, in which some connections with Ethnomathematics are evidenced. The fact that TS approaches Ethnomathematics,
especially when it is proposed by its own members as ways of know-how inherent to everyday group work, or as knowledge produced by them is also highlighted.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Geisa Zilli Shinkawa, Renata Cristina Geromel Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.