O Conhecimento como Hipertexto em Ambientes Virtuais de Aprendizagem / The knowledge as hypertext in virtual learning environments

Adlai Ralph Detoni, Tais Alves Moreira Barbariz

Resumo


Este texto traz reflexões acerca do hipertexto como modo de constituição do conhecimento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) da Matemática, cunhadas a partir de bibliografia revisada de autores pesquisadores da educação e de filósofos que pensam a linguagem na perspectiva fenomenológica. São articuladas compreensões filosóficas que corroboram com as concepções que caracterizam AVA que potencializam tecnologias para construção do conhecimento por meio de texto colaborativo e resultado de interações. São apontadas direções para o entendimento de novo estatuto epistemológico do conhecimento performado como hipertexto.

This text brings reflections on the hypertext as a way of building knowledge in virtual learning environments (VLE) of mathematic, made upon revised references of education researching authors and philosophers who study the language in phenomenology perspective. Philosophical comprehensions that corroborate conceptions that characterize technology enhancing VLE for
knowledge building through collaborative and interactive text are enunciated. Directions for the understanding of new epistemological statute of the knowledge performed as hypertext are pointed.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Adlai Ralph Detoni, Tais Alves Moreira Barbariz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.