O Plágio numa Atividade de um Curso a Distância / Plagiarism in an Activity in a Distance Learning Course

Rosemeire de Fátima Batistela

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma turma de quinto semestre do curso de Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Aberta do Brasil. Trata-se de um esforço analítico em parceria com a Universidade do Estado da Bahia na disciplina História da Matemática. O seu objetivo principal é investigar como a prática do plágio em cursos ofertados na modalidade EaD se mostra. O ambiente virtual de aprendizagem se ancora na plataforma Moodle e a disciplina
em foco compõe a carga horária das disciplinas obrigatórias deste curso. Para a realização da pesquisa valer-nos-emos de recursos de procedimentos fenomenológicos para a análise dos dados. Os dados são constituídos pela descrição do desenvolvimento desta atividade no ambiente virtual de aprendizagem. A análise ideográfica busca identificar e reunir as passagens significativas, ou seja, as unidades de significado, extraídas da descrição, as quais possibilitam a constituição de
convergências ou de categorias abertas articuladas mediante a reunião de sentidos comuns. Esse é um movimento da análise nomotética. Aquelas categorias abertas são interpretadas à luz dos dados, da análise efetuada e dos autores estudados, indicando as convergências e as divergências e o que significam à luz da temática investigada. Compreendemos que o plágio parece ser um aspecto que mostra as diferenças entre a formação dos alunos e as exigências assentadas na  universidade em relação a créditos e diplomação. Parece-nos que o que está em jogo é um conjunto de identidades,
conhecimentos e expectativas articuladas ou confrontadas entre si. Por fim, a nosso ver, o plágio é uma estratégia de fabricação de discursos não autênticos para se dar bem, conseguir boas notas, além de demonstrar diversas expectativas sobre o que é produção intelectual e acadêmica.

This paper presents a research conducted in a class of fifth semester of the distance in Mathematics at the Open University of Brazil together with the University of Bahia in the discipline History of the Mathematics, in order to investigate how the practice of plagiarism in courses offered in distance education mode shown. The virtual learning environment is Moodle platform, and the discipline make up the workload of the compulsory subjects of this course. The research done is based on the phenomenology procedures for data analysis. The data consist of the description of the development of this activity. The ideographic analysis seeks to identify the significant passages, units of meaning, drawn from the description, which allowed the articulation of senses and meanings performing the nomothetic analysis. This movement points out convergences and divergences grouping them on open categories which are interpreted on the light of the senses and meanings they
make for the theme investigated. We understand that plagiarism seems to be an aspect that shows the differences between the education of students and the requirements settled in the university in relation to credits and graduation. It seems that what is at stake is a set of identities, knowledge and
expectations articulated and confronted each other. Finally, in our view, plagiarism is a strategy for making speeches inauthentic to get along, get good grades, and demonstrate various expectations about what is intellectual and academic production.


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