A Matemática Presente nas Escolas Jesuítas Brasileiras (1549-1759) / Mathematics in Jesuit Brazilian School Organization

Fabiane Mondini

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo sobre os modos de conceber Matemática presentes na organização escolar jesuítica, período da educação brasileira que tem início no ano de 1549 e término em 1759. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, desenvolvida em uma postura fenomenológica, por meio do estudo hermenêutico da ratio studiorum, também conhecida como código pedagógico dos Jesuítas. Esse documento contém as diretrizes didáticas e pedagógicas que eram seguidas nas escolas mantidas pela Companhia de Jesus no Brasil. A pesquisa é norteada pela questão orientadora ‘quais as concepções de matemática presentes na organização escolar jesuítica?’ e expõe uma metacompreensão das concepções de matemática presentes nessa organização, destacando o contexto histórico, social e cultural desse período que organiza e estrutura a educação brasileira, mantendo-se no seu ideário até os dias atuais.

This work aimed to present a study carried out on the conceptions of mathematics present in the Jesuit school organization, period of Brazilian education which began in 1549 and ended in 1759.
It is a qualitative research, developed in a phenomenological approach, through the hermeneutic study of the ratio studiorum, also known as pedagogic code of the Jesuits. This document contains didactic and pedagogical guidelines that were followed in schools maintained by Companhia de Jesus in Brazil. The research is guided by the question ‘which conceptions of mathematics are
present in the Jesuit school organization?’ And exposes a  self-understanding of math concepts present in this organization, highlighting the historical, social and cultural period that organizes
and structures the Brazilian education, keeping in its mindset up to now.


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