Semiosfera do Olhar: Um Espaço Possível para a Aprendizagem da Geometria/Semiosphere of looking: a possible space for learning geometry

Méricles Thadeu Moretti

Resumo


Neste trabalho pretendemos construir, a partir principalmente de duas ideias de aprendizagem da geometria, um espaço dinâmico de atividades em geometria. A ideia de capacidade espacial em Frostig e Horne (1964), Hoffer (1977) e dos olhares icônico e não icônico em Duval unem-se para formar espaços dinâmicos que denominamos semiosfera do olhar em analogia à semiosfera para o desenvolvimento da cultura em Lotman (2005). A aprendizagem da geometria, no desenvolvimento do olhar para as séries iniciais do ensino fundamental, pode fundamentar-se no conjunto desses espaços semióticos integrados das semiosferas.

In this paper we intend to construct, drawing mainly on two ideas of geometry learning, a dynamic space for activities in geometry. The ideas of spacial capacity of Frostig and Horne, Hoffer and of iconic and no-iconic looks from Duval are united to form dynamic spaces that we named the semiosphre of looking in analogy to Lotman’s semiosphre for the development of culture. The learning of geometry in the early years of schooling can be based on this set of integrated semiotic spaces of the semiospheres.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Méricles Thadeu Moretti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.