Erros na Resolução de Inequações: consequências de dificuldades relativas a conteúdos dos Ensinos Fundamental e Médio

Maria Luisa Perdigão Diz Ramos, Edda Curi

Resumo


Este artigo foi originado a partir de dados analisados e utilizados na elaboração de instrumentos investigativos que compõem uma pesquisa de doutorado desenvolvida com alunos do 1º ano da educação profissional tecnológica de nível médio na modalidade integrada de uma escola pública de Minas Gerais. Ele tem por objetivo classificar, analisar e identificar as dificuldades e erros cometidos em Matemática por esses alunos na resolução de inequação-quociente e inequação exponencial. A investigação de cunho qualitativo foi realizada por meio da análise de conteúdo, empregando categorias de erros, em duas questões de uma avaliação somativa de Matemática aplicada a esses alunos no 1º semestre letivo de 2013. Como resultado, foi possível perceber que os alunos apresentaram dificuldades e erros provenientes de lacunas do Ensino Fundamental na resolução de função quadrática, prejudicando, consequentemente, o aprendizado de inequações no Ensino Médio. Tal análise revelou ainda dificuldades encontradas pelos alunos quanto ao conteúdo atual de inequação. Consideramos como necessária a realização da análise de erros na produção escrita do aluno, por meio da qual o professor define estratégias que possam auxiliar o aluno a superar suas dificuldades. Isso é fundamental, pois o aprendizado de novos conteúdos é prejudicado em função de erros recorrentes.

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