A Era dos Tests e a Pedagogia Científica: um tema para pesquisas na Educação Matemática / The Age of Tests and Scientific Pedagogy: A topic for research in mathematics education

Wagner Rodrigues Valente

Resumo


Este texto analisa uma época em que esteve em voga a chamada Pedagogia Científica. Tendoos testes como a sua face mais visível, trata-se de um tempo em que a presença dos processosmatemáticos e estatísticos foram fundamentais para a caracterização das Ciências da Educação. Oestudo descreve a trajetória seguida pela interlocução do campo pedagógico com a matemática ecom a psicologia. A análise é feita sob o ferramental teórico e metodológico da História Cultural.Como conclusões, o texto apresenta uma gama de possibilidades de pesquisa que estão ainda por serem feitas de modo a ser possível melhor compreender muitos dos elementos hoje presentes no cotidiano das aulas de matemática.

This paper analyzes a time it has been in vogue Scientific Pedagogy. Having tests as its most visible face, it is a time where the presence of mathematical and statistical procedures were essential for the characterization of Education Sciences. The study describes the path followed by the dialogue of the pedagogical field with mathematics and psychology. The analysis is made under the methodological and theoretical tools of Cultural History. As conclusions, the text presents a range of research possibilities that are yet to be made so as to be able to better understand many of the elements present today in the daily mathematics lessons.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Wagner Rodrigues Valente

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.