Educação Matemática: contribuições para a compreensão da sua natureza / Mathematics Education: Contributions for the understanding of its nature

Dionísio Burak Tiago, Emanuel Klüber

Resumo


No intuito de responder à questão “Qual a natureza da Educação Matemática?”, este ensaio
objetiva uma reflexão para ampliar a compreensão acerca dos principais pontos que constituem a natureza da Educação Matemática do ponto de vista epistemológico. Vale-se do constructo teórico de Higginson como princípio da discussão sobre a natureza da Educação Matemática e apresenta, como contribuição, um novo constructo, avançando teoricamente em relação à sua natureza. Conclui, ainda, que há uma pluralidade proporcionada pelo diálogo entre as diferentes áreas que constituem a Educação Matemática.

In order to answer the question “What is the nature of Mathematics Education?”, this paper
aims a reflection to enlarge the understanding about the main points that constitute the nature
of Mathematics Education, of the epistemological point of view. It asserted by the theoretical
construct of Higginson, as the discussion principle about the Mathematics Education nature, and
as contribution, it presents a new construct, advancing theoretically in relation to its nature. It
concludes that there plurality provided by the dialogue between the different areas that subsidize
the Mathematics Education.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Dionísio Burak Tiago, Emanuel Klüber

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.