Educação Matemática: contribuições para a compreensão da sua natureza / Mathematics Education: Contributions for the understanding of its nature

Dionísio Burak Tiago, Emanuel Klüber

Resumo


No intuito de responder à questão “Qual a natureza da Educação Matemática?”, este ensaio
objetiva uma reflexão para ampliar a compreensão acerca dos principais pontos que constituem a natureza da Educação Matemática do ponto de vista epistemológico. Vale-se do constructo teórico de Higginson como princípio da discussão sobre a natureza da Educação Matemática e apresenta, como contribuição, um novo constructo, avançando teoricamente em relação à sua natureza. Conclui, ainda, que há uma pluralidade proporcionada pelo diálogo entre as diferentes áreas que constituem a Educação Matemática.

In order to answer the question “What is the nature of Mathematics Education?”, this paper
aims a reflection to enlarge the understanding about the main points that constitute the nature
of Mathematics Education, of the epistemological point of view. It asserted by the theoretical
construct of Higginson, as the discussion principle about the Mathematics Education nature, and
as contribution, it presents a new construct, advancing theoretically in relation to its nature. It
concludes that there plurality provided by the dialogue between the different areas that subsidize
the Mathematics Education.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Dionísio Burak Tiago, Emanuel Klüber

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.