Historicidade da ciência e as ciências naturais / Historicity of science and natural sciences

Carlos Rinaldi, Sérgio Roberto de Paulo, Marta Maria Pontin Darsie

Resumo


A construção histórica influencia a formação do cidadão, uma vez que está inserido no correspondente contexto. Por outro lado, este também é agente desta mesma construção. Assim sendo, tais construções influenciam as concepções e ações docentes, mesmo porque os professores as utilizam em suas aulas como instrumentos de ensino. Assim, a historicidade da ciência tem papel significativo no que diz respeito à formação de professores. Este trabalho tem por objetivo mostrar a historicidade da ciência como organização do pensamento ocidental e a contribuição
para a formação docente em ciências naturais e currículo escolar.

The historical construction influences the citizen’s formation, once that it is inserted in the corresponding context; on the other hand this is also an agent of the same construction. As such, those constructions influence the teachers’ conceptions and actions;  even so they use them in their classes as teaching instruments. Therefore, the historicity of science has a substantial role in what is related to teachers’ education. This work aims to show the historicity of science as the organization
of the western thought and its contribution to the formation of the teachers in natural sciences and the school curricula.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Carlos Rinaldi, Sérgio Roberto de Paulo, Marta Maria Pontin Darsie

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 12

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.