Historicidade da ciência e as ciências naturais / Historicity of science and natural sciences

Carlos Rinaldi, Sérgio Roberto de Paulo, Marta Maria Pontin Darsie

Resumo


A construção histórica influencia a formação do cidadão, uma vez que está inserido no correspondente contexto. Por outro lado, este também é agente desta mesma construção. Assim sendo, tais construções influenciam as concepções e ações docentes, mesmo porque os professores as utilizam em suas aulas como instrumentos de ensino. Assim, a historicidade da ciência tem papel significativo no que diz respeito à formação de professores. Este trabalho tem por objetivo mostrar a historicidade da ciência como organização do pensamento ocidental e a contribuição
para a formação docente em ciências naturais e currículo escolar.

The historical construction influences the citizen’s formation, once that it is inserted in the corresponding context; on the other hand this is also an agent of the same construction. As such, those constructions influence the teachers’ conceptions and actions;  even so they use them in their classes as teaching instruments. Therefore, the historicity of science has a substantial role in what is related to teachers’ education. This work aims to show the historicity of science as the organization
of the western thought and its contribution to the formation of the teachers in natural sciences and the school curricula.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.