As discussões paralelas no ambiente de aprendizagem modelagem matemática / The parallel discussions in the mathematical modeling learning environment

Jonei Cerqueira Barbosa

Resumo


Neste artigo, focalizo aquelas discussões dos alunos as quais não possuem um papelclaro na construção de modelos matemáticos. Usando dados qualitativos de uma situação desala de aula, proponho a noção de discussões paralelas de modo que passo a identificá-las eanalisá-las. A seguir, delineio argumentos sobre as potencialidades dessas discussões paraproduzir investigações matemáticas ou reflexões sobre a vida em sociedade.

In this paper, I put attention on those students’ discussions that don’t play a clear role inconstructing mathematical models. Using qualitative data from a classroom situation, I proposethe notion of parallel discussions to term them and analyze their nature. Arguments areunderlined about the potentiality of these discussions to produce mathematical investigationsor discussions about aspects of life in society.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Jonei Cerqueira Barbosa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.