Projetos Integradores e Matemática para Justiça Social
Resumo
Contexto: No contexto da Reforma do Ensino Médio, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) passou a distribuir livros didáticos de Projetos Integradores (PI) como parte do material destinado à Formação Geral Básica. Objetivos: Este estudo investiga como esses livros favorecem o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever o mundo com a Matemática pelos estudantes, conforme proposto na Matemática para Justiça Social de Gutstein, inspirada nas ideias de Freire e Skovsmose. Design: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, que analisa os dois livros didáticos de PI com maior tiragem no PNLD 2021, o primeiro a considerar a Reforma. Juntos esses livros representam cerca de 46% dos exemplares distribuídos. Ambiente e participantes: Os livros são tratados como objetos de estudo, assumindo-se seus conteúdos como corpus de análise. Produção e análise de dados: O estudo seguiu as três fases do Sistema Teorema: planejamento, exploração do material e tratamento dos dados, com foco tanto no livro do professor como na versão do estudante. Resultados: A maioria dos PI possui potencial para engajar os estudantes, mas evita aprofundar questões sociais. A Matemática aparece pouco integrada aos contextos e não contribui significativamente para sua compreensão nem para a tomada de decisões. Conclusões: Os livros analisados apresentam fragilidades na leitura do mundo com a Matemática e ignoram, quase por completo, a escrita do mundo com a Matemática. Salientamos, ainda, que o atual contexto de desenvolvimento do PNLD dificulta a construção de PI orientados pela Matemática para a Justiça Social.
Palavras-chave
Matemática para a Justiça Social; Projetos Integradores; Educação Matemática Crítica; PNLD; Reforma do Ensino Médio
DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8247
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