Reformulação Curricular do Novo Ensino Médio em Matemática: uma Análise Documental do estado do Paraná
Resumo
Contexto: com a aprovação da Lei nº 13.415/2017 e da Resolução CNE/CP nº 4/2018, os estados brasileiros foram compelidos a reformular seus currículos do Ensino Médio, alinhando-os às novas diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular. Objetivos: Diante desse cenário, este artigo tem como objetivo analisar as reformulações curriculares do Novo Ensino Médio no componente Matemática no estado do Paraná, à luz da Teoria Histórico-Cultural e das categorias dialéticas conteúdo e forma. Design, ambiente e participantes: Fundamentado na perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético, o estudo compreende as reformas educacionais como expressão das contradições do sistema capitalista, que subordina o ensino às demandas do mercado em detrimento da formação humana integral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter documental, centrada na análise crítica do referencial curricular do Paraná. Coleta e análise de dados: A partir das categorias teóricas adotadas, observa-se que as propostas curriculares analisadas reforçam uma concepção pedagógica orientada por competências e habilidades, esvaziando o conteúdo escolar e comprometendo a função social da escola. Resultados: os resultados evidenciam um deslocamento do ensino de Matemática para um modelo instrumental e utilitarista, o que fragiliza o desenvolvimento do pensamento teórico e o acesso ao conhecimento científico sistematizado. Conclusões: O estudo revela que as reformas, sob o discurso da flexibilidade e do protagonismo juvenil, contribuem para a manutenção de uma lógica formativa voltada ao mercado, em detrimento de uma educação crítica e humanizadora.
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8313
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 SUSIMEIRE VIVIEN ROSOTTI DE ANDRADE, Eloisa Rosotti Navarro, Moisés Alves Fraga

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2025, devido ao grande número de artigos na fila de submissão, está suspenso o aceite de submissões. Rebriremos em fevereiro de 2026.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |

Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.








