Reformulação Curricular do Novo Ensino Médio em Matemática: uma Análise Documental do estado do Paraná

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Eloisa Rosotti Navarro

Resumo


Contexto: com a aprovação da Lei nº 13.415/2017 e da Resolução CNE/CP nº 4/2018, os estados brasileiros foram compelidos a reformular seus currículos do Ensino Médio, alinhando-os às novas diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular. Objetivos: Diante desse cenário, este artigo tem como objetivo analisar as reformulações curriculares do Novo Ensino Médio no componente Matemática no estado do Paraná, à luz da Teoria Histórico-Cultural e das categorias dialéticas conteúdo e forma. Design, ambiente e participantes: Fundamentado na perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético, o estudo compreende as reformas educacionais como expressão das contradições do sistema capitalista, que subordina o ensino às demandas do mercado em detrimento da formação humana integral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter documental, centrada na análise crítica do referencial curricular do Paraná. Coleta e análise de dados: A partir das categorias teóricas adotadas, observa-se que as propostas curriculares analisadas reforçam uma concepção pedagógica orientada por competências e habilidades, esvaziando o conteúdo escolar e comprometendo a função social da escola. Resultados: os resultados evidenciam um deslocamento do ensino de Matemática para um modelo instrumental e utilitarista, o que fragiliza o desenvolvimento do pensamento teórico e o acesso ao conhecimento científico sistematizado. Conclusões: O estudo revela que as reformas, sob o discurso da flexibilidade e do protagonismo juvenil, contribuem para a manutenção de uma lógica formativa voltada ao mercado, em detrimento de uma educação crítica e humanizadora.


Palavras-chave


: Reforma do Ensino Médio1; Currículo de Matemática2; Teoria Histórico-Cultural3; Conteúdo e forma4; Base Nacional Comum Curricular (BNCC)5.

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DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8313

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