Animais Peçonhentos no Ensino de Biologia: percepção de Estudantes e Professores de escolas públicas do oeste de Santa Catarina

Maria Assunta Busato, Carin Guarda, Viviane Zulian, Junir Antonio Lutinski

Resumo


O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções de estudantes do Ensino Médio e de professores de Biologia, sobre a temática “animais peçonhentos” bem como a forma como o assunto é trabalhado nas escolas. Este estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvido em escolas públicas da rede estadual de ensino, em municípios do oeste de Santa Catarina. Foram feitas entrevistas semi-estruturados com estudantes e professores. O estudo apontou que os animais peçonhentos mais conhecidos dos estudantes são as lagartas, aranhas, escorpiões, abelhas, serpentes e lacraias, os quais estão entre os maiores causadores de acidentes da região. As formas de prevenção e os procedimentos, no caso de acidentes, os professores e estudantes citam os métodos indicados pelo Ministério da Saúde, mas também se referem às práticas caseiras oriundas do conhecimento popular. Os professores ministram aulas expositivas e dialogadas, com auxílio do livro didático, utilizam excepcionalmente laboratório e citam que abordam o assunto de forma superficial, na maioria das vezes, pois o conteúdo não está previsto no currículo escolar. Em vista das percepções dos estudantes e o modo de abordagem desse tema no ensino de Biologia, evidencia-se a necessidade de que a temática “animais peçonhentos” seja trabalhada de forma transversal e interdisciplinar.

Palavras-chave


Educação; ensino de Biologia; conhecimento; prevenção de acidentes; promoção da Saúde

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Direitos autorais 2016 Maria Assunta Busato, Carin Guarda, Viviane Zulian, Junir Antonio Lutinski

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