GÊNERO E SEXUALIDADE: INTERFACES ENTRE AS DIRETRIZES CURRICULARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Dianise Mello Barbosa, Bianca Salazar Guizzo

Resumo


Este artigo é oriundo da pesquisa “Lugares e sentidos das ações pedagógicas relacionadas às diversidades de gênero e sexualidade na educação básica” que vem sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tal projeto tem como propósito verificar e problematizar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nos âmbitos educacionais a fim de colocar em prática o que se propõe em documentos oficiais brasileiros. Com base nos Estudos Culturais e nos Estudos de Gênero, nesse trabalho, especificamente, tem-se como principais objetivos: identificar o que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dizem sobre gênero e sexualidade, verificar se as escolas estão trabalhando com estas temáticas em sala de aula e analisar como a escola controla as condutas de meninos e meninas. Os resultados apontaram que as DCN colocam que a escola deve tratar das questões de gênero e dos diferentes tipos de orientação sexual a fim de problematizar as diversidades que compõe nossa vida social e dar maior visibilidade às minorias buscando amenizar as desigualdades. Além disso, verificou-se que as temáticas de gênero e sexualidade vêm sendo trabalhadas de maneira crescente nas escolas, porém – ainda – somente a partir de um viés biológico e biomédico.


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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i12.1049