A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: MEMÓRIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Guilherme Augusto Martins da Silva, Iara Tatiana Bonin

Resumo


Este trabalho vincula-se ao projeto“Temática Indígena na Escola: implicações Pedagógicas Frente à Implementação da Lei 11.645/2008”.O objetivo é discutir algumas representações sobre povos indígenas, constantes nas falas de estudantes do ensino superior. Para isso, foram realizadas 20 entrevistas com graduandos(licenciatura e bacharelado) de uma universidade da rede privada. A análise do material empírico permite concluirque, nas falas dos estudantes, constituem-se especialmente três tipos de representaçõessobre os povos indígenas: a primeira vincula índios e natureza; a segunda associa a imagem indígena a estereótipos e a terceirarelaciona seus estilos de vida à pobreza, e coloca em relevo os conflitos decorrentes da luta pela terra.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i12.1075