REPRESENTAÇÕES DE TECNOLOGIA EM ANIMAÇÕES INFANTIS DO DISCOVERY KIDS: MECANIMAIS E ROB O ROBÔ.

Déborah Goulart Silveira, Maria Lúcia Wortmann

Resumo


Este artigo focaliza representações de tecnologias na programação infantil do Discovery Kids, valendo-se da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Foram examinadas as animações intituladas Mecanimais e Rob o Robô: a primeira narra aventuras protagonizadas por cinco animais robôs que realizam missões em ambientes totalmente robotizados; a segunda relata viagens através de vários planetas realizadas por quatro robôs, sendo um deles alienígenas. Considera-se atuarem essas animações como importantes pedagogias culturais (Steinberg, 1997; Giroux, 1995, 2003) que ensinam às crianças, de forma prazerosa, a importância das tecnologias, ao destacarem os ganhos possibilitados pela robotização aos protagonistas dessas histórias. As análises incorporam a noção de construcionismo cultural, tal como foi enunciada por Hall (1997), destacando-se possuírem as representações um papel constitutivo/produtivo sobre as formas dos sujeitos compreenderem o mundo e os sujeitos que nele vivem.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i12.1085