EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDO: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRAXEOLOGIAS ADOTADAS

Anthoniberg Carvalho de Matos, Denize da Silva Souza

Resumo


Existem várias inquietações educacionais no tocante à educação especial e inclusão. O ambiente escolar é composto por uma heterogeneidade e, com isso, o professor necessita de uma visão ampla para proporcionar a aprendizagem dos alunos. No que se refere à Educação Matemática (EM) e à Educação de Surdos (ES) ainda são áreas de pesquisa relativamente novas, quando pensadas de forma articulada. Assim, a pesquisa, objetiva compreender como as praxeologias adotadas por professores de Matemática para ensinar alunos surdos são influenciadas pelos processos de sua formação docente. Foi utilizado como procedimento metodológicos questionário e observação, a pesquisa foi realizada na escola com maior referência em Educação de Surdo de Aracaju-SE e os sujeitos da pesquisa foram os dois professores de Matemática dessa escola. Os resultados da pesquisa demonstra que há uma lacuna de conhecimento/formação sobre metodologias apropriadas para ensinar alunos surdos, um fator que pode interferir diretamente no processo educacional. Constatou-se também, intérpretes confundindo seu papel, deixando os alunos surdos sem acesso ao que é explicado pelo professor. Por fim, como consequência desses fenômenos que institucionalizam o cotidiano das aulas de Matemática para alunos surdos inclusos, o uso de praxeologias inadequadas sem haver uma interlocução pedagógica entre professor-intérprete-aluno.


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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i16.3956