Avaliação da efetividade de uma capacitação docente em consciência fonológica

Jasmine Pereira Poffal, Sheila Petry Rockenbach

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo identificar o que os docentes que atuam no processo de alfabetização sabem sobre consciência fonológica, bem como verificar a eficácia da Capacitação Docente em Consciência Fonológica na ampliação desses conhecimentos. Este estudo se caracteriza por ser de campo, do tipo ensaio prospectivo e de cunho quantitativo analítico e contou com a participação de 19 educadores que atuam no programa Conectando Saberes da Secretaria de Educação da cidade de Esteio/RS. Os resultados obtidos neste estudo sugerem pouca ampliação do conhecimento geral dos professores sobre consciência fonológica após a Capacitação Docente em Consciência Fonológica. Mesmo após a formação, os educadores apresentaram dificuldades para responder perguntas específicas sobre o tema, principalmente quando relacionadas à prática em sala de aula. São necessárias intervenções de carga horária maior para que se possa obter modificações significativas no conhecimento e prática pedagógica dos alfabetizadores.

Palavras-chave: fonoaudiologia, consciência fonológica, docentes, promoção da saúde


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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i19.7306