Normas

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS



A Revista de Iniciação Científica editada pela Universidade Luterana do Brasil publica artigos de Iniciação Científica selecionados durante o Salão de Iniciação Científica da ULBRA que ocorre anualmente. Segue abaixo as normas para publicação desses artigos:

1) O artigo de iniciação científica deve ser enviados através da plataforma eletrônica pelo link submissão em formato DOC

2) O trabalho completo deverá ser digitado em espaço 1,5, fonte arial 12, em um número máximo de 15 laudas A4 incluindo tabelas, quadros e figuras.

3) O artigo deverá conter os seguinte tópicos: Título (em caixa alta, negrito e alinhado à direita); Nomes dos Autores (iniciando pelos alunos de iniciação científica); Resumo (no máximo 10 linhas); Palavras-chave (no máximo cinco); Abstract; Key words; Introdução (com revisão bibliográfica e objetivos); Material e Métodos (descrição da metodologia utilizada para a execução da pesquisa); Resultados e/ou Discussão; Conclusões e/ou Considerações Finais; Agradecimentos (quando houver) e Referências (conforme indicado nos itens 7 e 8).

4) Para artigos de revisão bibliográfica, não é necessário as subdivisões citadas no item anterior, mas no artigo, obrigatoriamente, deverá conter: Título, Nomes dos Autores, Resumo, Palavras-chave, Abstract e Key words.

5) Os nomes dos autores deverão ser colocados por extenso, alinhados à direita, um embaixo do outro, iniciando-se pelo(s) aluno(s) de iniciação científica, seguidos de índice numérico, que será repetido no rodapé, onde deve constar:

5.1) se o autor for aluno (Ex: Acadêmico do curso de Medicina Veterinária/ULBRA – Bolsista PROICT/ULBRA;

5.2) se o autor for professor participante da pesquisa (Ex: Professor do curso de Medicina Veterinária/ULBRA;

5.3) se o autor for de outra instituição deverá constar a profissão e a Instituição (Aluno de Pós-Graduação e Anestesiologista da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)

5.4) se o autor for professor – orientador(Ex: Professor – Orientador do Curso de Engenharia Ambiental/ULBRA (inserir o e-mail do orientador para correspondência)

6) O significado das siglas e abreviações deverá estar explicito na primeira vez que aparecerem no texto.

7) Quanto às citações bibliográficas no texto, a ordem vai depender se o(s) autor(es) está(ão) sendo citado(s) como parte integrante da frase, nesse caso, somente o ano da publicação deve vir entre parênteses, por exemplo: Coelho (2005). Se no final da frase ou parágrafo, o(s) autor(es) será(ão) citado(s) juntamente com o ano da publicação, somente entre parêntese, por exemplo: (COELHO, 2005) :

a) quando a citação for de um autor: Santos (2001) ou (SANTOS, 2001);

b) quando for com dois autores: Keep e Corrigan (2000) ou (KEEP; CORRIGAN, 2000);

c) quando for com três autores: Sanches, Pull e Reeve (2003) ou (SANCHES; PULL; REEVE, 2003);

d) quando for com mais de três autores: Rename et al. (1997) ou (RENAME et al., 1997).

e) quando houver, no mesmo ano, mais de um artigo de mesma autoria, acrescentar letras minúsculas, após o ano (BACK et al., 1996a, 1996b).

f) quando, dentro de um mesmo parêntese, houver mais de uma citação, estas devem ser colocadas em ordem cronológica de publicação (KLEIN, 1983; CARVALHO, 1994; MARTINELLO et al., 1999)

8) Segue-se a ABNT 6023 quanto à citação dos autores em caixa alta ou caixa baixa de acordo com a indicação dos mesmos ou fazendo parte do texto ou somente referenciando-o no final do parágrafo.

9) A citação das referências no final do artigo deverá ser por ordem alfabética de autores e sequência cronológica crescente, seguindo a ABNT 6023.

10) Os gráficos, fotos e desenhos, com enunciado na porção inferior, devem ser citados como figuras numeradas com algarismos arábicos em ordem crescente e corrida, conforme citadas no texto. As tabelas e quadros, com enunciados na parte superior, devem ter sequência numérica corrida indicada com algarismos arábicos e de acordo com a sua indicação no texto. O texto de legenda deve ser em fonte 10 justificado no tamanha da imagem/tabela, com as palavras gráfico e/ou tabela em negrito. Ex: Gráfico 1: Vista aérea da região. Tabela 2: Informações dos pesquisados.

11) O trabalho será analisado pelos consultores da Comissão Editorial da Revista.

12) Os textos apresentados são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es), inclusive de digitação.