Obstáculos Epistemológicos e Sementes Conceituais para a Aprendizagem sobre Adaptação: uma interpretação epistemológica e sociocultural dos desafios no ensino de evolução

Cláudia Sepúlveda, Charbel H. El-Hani

Resumo


Propomos uma interpretação das dificuldades na aprendizagem sobre adaptação, como conceito central no pensamento evolutivo darwinista, desde uma abordagem sociocultural da aprendizagem informada pela filosofia da biologia, mais especificamente, a partir de resultados de um estudo sobre um perfil conceitual de adaptação. São identificados obstáculos epistemológicos à compreensão do conceito darwinista de adaptação que precisam ser negociados e compromissos epistemológicos e ontológicos que podem tornar-se sementes conceituais para a gênese da explicação darwinista da diversidade orgânica. Como um dos resultados desta análise, é proposta uma ferramenta para modelar o modo darwinista de falar sobre adaptação, construída com base na noção de padrão temático de Lemke e na análise da estrutura da explicação selecional por Caponi.


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