Relação entre Algoritmo da Divisão, Frações e Números Decimais através do Jogo

Reni Wolffenbüttel, Rodrigo Francisco Lazarotti

Resumo


Descrevemos nesse trabalho a ocorrência de uma prática pedagógica envolvendo jogo em um cenário investigativo como aporte didático. Nosso objetivo foi o de buscar e analisar uma metodologia diferenciada de ensino que envolvesse os alunos a perceberem as relações entre as representações dos números racionais, em particular entre a equivalência da escrita da fração e a representação decimal. Nessa proposta de ensino, com o jogo por nós elaborado, os alunos puderam observar regularidades entre frações e escrita decimal por meio dos restos da divisão. A exploração do jogo no cenário investigativo nos resultou em alunos mais ativos no processo de aprendizagem, e a compreensão das regularidades entre as representações dos números racionais decorreu do raciocínio dos próprios alunos, cabendo a nós, professores, somente organizá-los.


Palavras-chave


jogos; investigação; metodologia; ensino da matemática

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Reni Wolffenbüttel, Rodrigo Francisco Lazarotti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.