Relação entre Algoritmo da Divisão, Frações e Números Decimais através do Jogo
Resumo
Descrevemos nesse trabalho a ocorrência de uma prática pedagógica envolvendo jogo em um cenário investigativo como aporte didático. Nosso objetivo foi o de buscar e analisar uma metodologia diferenciada de ensino que envolvesse os alunos a perceberem as relações entre as representações dos números racionais, em particular entre a equivalência da escrita da fração e a representação decimal. Nessa proposta de ensino, com o jogo por nós elaborado, os alunos puderam observar regularidades entre frações e escrita decimal por meio dos restos da divisão. A exploração do jogo no cenário investigativo nos resultou em alunos mais ativos no processo de aprendizagem, e a compreensão das regularidades entre as representações dos números racionais decorreu do raciocínio dos próprios alunos, cabendo a nós, professores, somente organizá-los.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Reni Wolffenbüttel, Rodrigo Francisco Lazarotti
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.