Leitura de Escritas Numéricas de Números Multidígitos: implicações ao Processo de Formação de Professores

Neila Tonin Agranionih

Resumo


O trabalho tem como objetivo promover reflexões sobre a importância do conhecimento dos conteúdos matemáticos a serem ensinados por futuros professores dos anos iniciais e sobre o pouco espaço dado a eles e aos conhecimentos didáticos e metodológicos nos cursos de formação inicial de professores, em especial, nos cursos de Pedagogia. Para tal, apresenta parte dos resultados da pesquisa “Concepções de acadêmicos de Pedagogia sobre escritas numéricas de números multidígitos” realizada com alunos do Curso de Pedagogia da UFPR.  Os dados apresentados referem-se a entrevistas realizadas com três duplas de acadêmicos, nas quais foram propostas situações didáticas envolvendo a leitura de números multidígitos. Permitem observar dificuldades, em especial, na leitura de numerais superiores a milhões e aos conceitos que envolvem o Sistema de Numeração Decimal, bem como um processo de construção de estratégias para ler números superiores à classe dos milhões, semelhante ao observado em crianças em fase de escolarização. Os resultados da pesquisa sugerem a necessidade de trabalhar com o conhecimento do conteúdo nos cursos de formação inicial de professores de modo integrado ao conhecimento didático-metodológico, uma vez que as concepções, hipóteses e conhecimentos prévios dos acadêmicos precisam ser objeto de reflexão e ressignificação. Sugerem, também, a necessidade de os cursos de formação inicial reservarem maior tempo e espaço para a disciplinas que proporcionem estas abordagens aos conteúdos que os futuros professores deverão ensinar.


Palavras-chave


Formação de professores que ensinam matemática. Formação de professores para os anos iniciais. Leitura de números multidígitos

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