Evidências da emergência de drivers Hiperculturais durante o aprendizado de conceitos de Eletromagnetismo em alunos do Ensino Médio após a utilização de simulações computacionais

Fernando Colomby Pieper, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumo


O estudo com relação à aprendizagem de conceitos de Física, envolvendo tecnologias, tem sido tema de pesquisas atuais na área de Ensino de Ciências e Matemática. O presente trabalho busca trazer evidências do impacto destas tecnologias de informação e comunicação em termos das mudanças conceituais resultantes de seu uso, no âmbito do ensino de Eletromagnetismo, tópico pouco investigado dentro da temática de utilização das TIC no aprendizado de conceitos científicos. Para esse fim trabalhamos sob a luz de uma teoria cognitiva baseada na ideia de que a inteligência humana não resulta apenas do funcionamento cerebral, mas também da complementação desse funcionamento pelo processamento auxiliar realizado por estruturas externas ao indivíduo, a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC). O foco da investigação é a compreensão, por parte dos alunos, da lei de Faraday e da lei de Lenz. O grupo observado foi submetido a uma intervenção com a utilização de simuladores computacionais utilizando a técnica instrucional P.O.E (Predizer-Observar-Explicar). Os resultados são indicativos de uma possível aprendizagem por meio da aquisição de drivers e apontam para uma mudança conceitual através da utilização de simuladores, como mediadores, especialmente quando há aquisição de representações e drivers referentes às linhas de campo magnético.

Palavras-chave


simulações computacionais; Teoria da Mediação Cognitiva; Hipercultura; Lei de Faraday; indução eletromagnética

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