Desenvolvendo o pensamento aritmético utilizando os conceitos da Teoria dos Números

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Lisandra de Oliveira Sauer

Resumo


Este artigo objetiva apresentar atividades didáticas envolvendo a Teoria dos Números, analisandoo processo de ensino e aprendizagem de conceitos importantes que devem ser desenvolvidosno Ensino Básico, permitindo aos estudantes o refinamento do pensamento aritmético. Apresentamostambém uma atividade que pode ser desenvolvida em um curso de formação de professores.Foram investigados os seguintes tópicos: Números Inteiros, Divisibilidade, Máximo Divisor Comum eCongruência de Números Inteiros.

This article purposes to present didactic activities involving the Number Theory, analysing theteaching process and the learning of important concepts which must be developped in ElementarySchool, allowing students the refining of the arithmetic thought. We also present an activity that can bedevelopped in a teachers` formation course. The following topics were investigated: Integers Numbers,Divisibility, Greatest Common Divisor and Integers Numbers Congruence.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Lisandra de Oliveira Sauer

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.