Campos de interação entre o Ensino de Biologia Evolutiva e o Pensamento Complexo

Suelen Bomfim Nobre, Natalia Aparecida Soares, Maria Eloisa Farias

Resumo


Dentre os pressupostos da transdisciplinaridade, o Pensamento Complexo ganha cada vez mais destaque no âmbito educacional, devido a sua capacidade de interligar distintas dimensões socioculturais e ambientais. Neste sentido, emergem possíveis entrelaçamentos entre o Pensamento Complexo e o ensino de Evolução Biológica. A partir disso, este estudo avalia as concepções de um grupo de professores, sobre o ensino de Biologia Evolutiva, à luz do Pensamento Complexo. Metodologicamente esta investigação caracteriza-se como pesquisa empírica, fundamentada na investigação qualitativa, a qual beneficia-se da análise de conteúdo. Os dados indicam que 70% dos docentes possuem uma interpretação do processo evolutivo como uma ação progressiva, onde características como o finalismo e o aumento de complexidade são recorrentes nas falas. Concluiu-se que 50% dos docentes não observam com clareza as contribuições, entre elas, a potencialidade transdisciplinar da temática “evolução biológica” como eixo integrador das aulas de Biologia.


Palavras-chave


Evolução Biológica. Concepções sobre Biologia Evolutiva. Pensamento Complexo. Formação Docente.

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