Explorando o Pokémon GO como modelo para o ensino de Biologia

Letícia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos Lopes

Resumo


As sociedades vêm desenvolvendo características próprias de acordo com as tecnologias produzidas há seu tempo. Presenciamos a sociedade da informação, a qual vem motivando mudanças no ensino, pautadas pela inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e o consumo de mídias digitais que podem ser aliadas nos processos de aprendizagens. Esta pesquisa propõe estratégias diferenciadas utilizando como ferramenta didática o jogo Pokémon GO, com o intuito de problematizar conteúdos relacionados à Biologia, como a teoria da Evolução, desenvolvida equivocadamente pela franquia Pokémon. A partir de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, foram coletadas percepções dos estudantes sobre o ensino de Biologia de uma turma de primeiro ano do ensino médio, em uma escola particular situada em Canoas, RS. Os resultados indicam que os estudantes têm o anseio por aulas diversificadas, com mais práticas e metodologias diferentes do que já têm nas aulas tradicionais e esta é uma tendência encontrada em outras pesquisas realizadas com este mesmo intuito, expressando a inconformidade com a educação bancária. Quanto às concepções acerca da teoria da Evolução, apesar de alguns estudantes (43%) apresentarem alguma noção básica sobre um aspecto da evolução: a adaptação, ainda assim, apresentam equívocos quanto ao conceito de Evolução, evidenciando que estratégias metodológicas diferenciadas, que ajudem a desconstruir e reconstruir conceitos biológicos podem constituir caminhos para a construção do conhecimento, promovendo aprendizagens expressivas, propiciando melhores resultados no desempenho em relação ao conteúdo apreendido.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais. Pokémon GO. Ensino de Biologia.

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eISSN: 2178-7727

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