As Dimensões do Conhecimento do Professor que Ensina Matemática: O Knowledge Quartet como Ferramenta de Análise da Prática Docente
Resumo
O presente artigo, parte integrante de uma dissertação de mestrado defendida pela primeira autora, tem por objetivo levantar e mapear quais as dimensões de conhecimentos docentes que emergem de dois professores ao ensinar equação na educação básica. Com esse intuito, fundamentamo-nos no modelo teórico Knowledge Quartet para orientar nossas investigações sobre como os conhecimentos docentes desses professores se manifestam na prática de sala de aula ao desenvolverem aulas sobre o conceito de equação na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem interpretativa, tendo os dados sido produzidos em uma formação continuada e captados por meio de gravações em áudio e vídeo, assim como por meio de produções escritas e observação de aulas. Com relação as dimensões do conhecimento matemático para o ensino, os resultados nos mostram como algumas intervenções podem enriquecer abordagens do conceito de equação sob uma perspectiva geométrica na educação básica. Para além disso, em nossas conclusões, apontamos que a manifestação de determinadas dimensões do conhecimento docente é propiciada pela estrutura da dinâmica de aula adotada pelo professor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3736
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Karina Aguiar Alves, Marcia Aguiar, Alessandro Jacques Ribeiro
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.