Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática

Wagner Rodrigues Valente

Resumo


O presente texto tem por objetivo promover uma reflexão teórico-metodológica sobre as possibilidades de análise de constituição, ao longo do tempo, do saber profissional do professor que ensina matemática nos primeiros anos escolares. O estudo mobiliza categorias teóricas elaboradas por autores da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça, em termos da existência histórica de saberes a ensinar e saberes para ensinar. Na apropriação realizada de estudos dessa Equipe, são considerados termos como “matemática a ensinar” e “matemática para ensinar”. O texto propõe uma alternativa metodológica para a pesquisa dos saberes profissionais do professor que ensina matemática exemplificando tal proposta a partir de estudos em andamento no âmbito de projeto amplo de pesquisa que reúne dezenas de investigadores brasileiros interessados na caracterização de uma “matemática para ensinar”.


Palavras-chave


saber profissional; matemática para ensinar; formação de professores; história da educação matemática; educação matemática

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3906

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